segunda-feira, 14 de abril de 2008

O conhecimento inútil - uma não resenha

Caros colegas e professores: como não fiz a minha resenha e não poderei estar na aula de amanhã, resolvi deixar aqui uma satisfação sobre minhas ausências.

Quanto às leituras: procurei, procurei, procurei, o livro "Elogio ao ócio", em todos os sêbos e livrarias que encontrei pela frente (e não foram poucos), mas não o encontrei, uma vez que ele está esgotado e fora de catálogo. Não satisfeita, fui atraz do texto "O conhecimento inútil" na internet. Mais uma vez debalde, embora tenha encontrado - e lido com muito prazer - o primeiro capítulo do livro, intitulado, vejam só, "Elogio ao ócio". Terá surgido daí o título da edição brasileira?

Diferente sorte tive com "A luta pelo significado", uma vez que comprei o livro "Psicanálise dos contos de fadas". O prazer que encontrei na leitura de tão excepcional texto, localizado logo na introdução do livro, me "obrigou" à leitura do restante do livro, trabalho em andamento que de certa forma compensou a culpa que senti por não ter realizado o trabalho solicitado.

Quanto à minha não-presença física: entre terça e sexta-feira estarei em Curitiba e Paranaguá, participando de dois eventos que pretendem envolver escola e comunidade na erradicação do trabalho infantil e da violência sexual na juventude nestas duas cidades.

Queria muito estar com vocês, pois estou amando as leituras propostas e as nossas aulas. Fora o filme que vou perder... Mas na outra terça estarei de volta e vocês me contam.

Um grande beijo a todos e boa aula!
Fernanda

Nenhum comentário: